Em algum momento precisamos parar e olhar para dentro de nós e refletirmos sobre o que é que estamos fazendo da nossa própria vida. É um momento particular, onde você pode se encontrar e contar para você mesmo o que você tem vivido e o que tem aprendido, o que você tem feito ou deixado de fazer, qual é o significado que tem dado às coisas e como elas acontecem ao seu redor, o que as pessoas significam para você e o seu significado para elas. Vou nomear esse momento aqui como o “momento da verdade”.

Esse momento é quando você precisa definir qual decisão tomar frente à uma situação complexa: a compra de uma casa ou a venda da mesma devido à uma separação conjugal, a descoberta de uma gravidez muito desejada ou a notícia de uma perda irreparável de um familiar ou um amigo, o momento da assinatura de um novo contrato de emprego ou da demissão, quando você vê um dinheiro de outra pessoa caindo no chão ou quando você põe a mão no bolso e percebe que aquele dinheiro que estava guardando para comprar algo não está mais lá, o momento em que o seu time de coração é campeão de um torneio importante ou está em uma fase tão ruim que você não quer nem ouvir falar sobre ele, o momento que você percebe as pessoas jogando contra você ou quando você tem o poder de definir qual será o futuro delas, o da cura ou da descoberta de uma doença que fará você parar e cuidar de si mesmo, o momento de ouvir e respeitar a opinião da pessoa que está à sua frente ou o momento de falar e ser respeitado, o momento de amar profundamente ou o da descoberta em saber que não é amado com a mesma intensidade; independente da situação, todos vivemos o momento da verdade.

Certamente todos passam por esse momento em diversas fases na vida, e você, qual é o seu momento da verdade? Como você tem encarado esse momento?

É difícil de encarar, muitos esquivam-se, pois esse momento te faz ter contatos com os mais primitivos instintos, te faz pensar de forma diferente à que estava habituado, à sair fora da caixa e vê-la por outro ângulo, é a hora de ficar frente à frente com os seus medos, anseios, com a suas qualidades e defeitos, com o seu Eu. E o que tem dentro de você? Qual é o seu autorretrato? O que te faz agir da forma que você age? O que te faz pensar assim?

Cada um enfrenta e percebe esse momento de acordo com as suas experiências, as resistências que foram desenvolvidas ao longo da vida, nessa hora, o mais importante é ressignificar, ou seja, dar novo significado às coisas, e talvez até mesmo às pessoas, dar valor ao que realmente tem valor na sua vida, valorizar os bons momentos, promover novos, minimizar o impacto dos momentos indesejáveis e infelizes e escrever uma nova história. Tudo depende de como encaramos esse momento em nossa vida, podemos olhar para ele e sermos consumidos pela sua dimensão e complexidade ou podemos nos desconstruir para reconstruir novamente um novo momento, uma nova pessoa.

Certamente todos passam por esse momento em diversas fases na vida, e você, qual é o seu momento da verdade? Como você tem encarado esse momento?

O tamanho do problema varia de acordo com a magnitude que damos à ele, e vê-se constantemente as pessoas discutindo o problema e não a solução deles, e isso acaba na fórmula do ioiô: roda, roda, roda e acaba no mesmo lugar! Buscar a solução é uma questão de escolha, assim como maximizar os problemas também é simplesmente isso: uma questão de escolha.

Então, reflita: qual é o valor que você tem dado aos seus problemas? E se, em vez de colocá-los em destaque nós pensássemos em valorizar as relações que nos fazem bem, bem como os momentos passados com as pessoas queridas? O dia é hoje, e a hora é agora!


Precisa de ajuda? Saiba mais sobre atendimento psicológico online ou atendimento psicológico presencial.

João Carlos Oliveira da Silva é psicólogo (CRP 06 – 127592), Mestre em Psicologia Psicossomática, Coach e graduado em Recursos Humanos. Com experiência na área clínica e em desenvolvimento humano e organizacional, possui especializações em Gestão Estratégica de Pessoas e em Psicologia Cognitivo-Comportamental.